Sintese Duelo dos metodos
AUTOR: LUIZ CARLOS CAGLIARI
Texto transcrito da apresentação oral feita no Forúm Permanente de Desafios do Magistério, realizado no Centro de Convenções da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
O autor não estava trazendo novidades, mas para reforçar algumas ideias, o fato de refletir sobre certos assuntos ajuda a entender um pouco mais a seu respeito. Por ter uma grande repercussão na mídia, foi o que levou os organizadores do forum a propor a fala do autor sobre o “duelo dos métodos de alfabetização”
A questão dos métodos é fundamental, importante e tem que ser discutida. Os métodos são fundamentais por que eles conduzem a resultados esperados ou não.
Os duelos dos métodos evidenciando o ponto de vista do autor, discute algumas observações mais recentes que tem aparecido na midia. O que nos entendemos dobre esse tema? A palavra duelo aplica-se a discusão sobre metodologias desde as antigas “cartinhas” usadas para alfabetização até os pacotes educacionais do século XX, produzidos pelos governose, mais recentemente, também por assesoria educacionais.
Historicamente, a palavra “cartilha” veio da palavra “carta”porque antigamente se usava o método de cartas para alfabetizar. Essas ”cartas” eram diferentes padrões silábicos. O termo “cartilha” apareceu mais recentemente. O objetivo da alfabetização pelas cartinhas era ajudar as crianças a conhecerem o catecismo. Até então, a alfabetização não era uma questão de escolaridade.Vamos encontrar essa situação a partir do século XVI (ou do final do século)
A cartilha apareceu primeiro em Portugal e era muito usada nas colônias da Asia e da Africa.A cartilha de alfabetização é uma invenção da língua portuguesa. Outros países depois copiaram e adaptaram o modelo original.
No século XVIos métodos da alfabetização baseavam-se no conhecimento das letras. O começo de tuda era decorar o alfabeto.Depois, vinha o reconhecimento das letras. A palavra vinha como decrorrência