sintese-comunicação
A comunicação é uma ferramenta muito importante e que deve ser utilizada de maneira a transmitir uma informação de forma que atenda os objetivos considerando os valores, experiências, culturas e expectativas do sujeito. Muitas vezes nos apropriamos do saber como poder e levamos isso para as pessoas de maneira que aquilo que transmitimos não é compreendido como deveria. Segundo OLIVEIRA,A. et al. o diálogo entre trabalhadores de saúde com os usuários é importante para a construção com corresponsabilidade de um serviço resolutivo que atenda as necessidades de todos esses atores, bem como relações que produzam ou fortaleçam a autonomia dos usuários.
Percebemos que muitas vezes o usuário entende como resolutivo, as consultas médicas seguidas por pedidos de exames e encaminhamentos. O que leva a pensar que o serviço atendeu suas necessidades. O texto retrata a importância do acesso, do vínculo, da equidade para que o usuário tenha uma relação de confiança que possibilite procurar o serviço sempre que necessário para uma resolutividade eficaz. Para SILVA,A.et al. A longitudinalidade acontece mediante um ambiente de confiança construído ao longo do tempo, somente assim o cuidado será próspero e se alcançará resolutividade.
É necessário que neste processo todos os envolvidos estejam preparados para tornar efetivamente responsáveis por ações que atenda as necessidades do usuário sendo resolutivo na qualidade da assistência. Segundo SILVA,A.et al. a busca pelo cuidado resolutivo edifica-se em um cuidado além do biológico, a nãocausalidade. Envolve apreensão do ser humano como individuo com subjetividades encontradas em condições vulneráveis.
IIIU OLIVEIRA, A. et al. Communication within the context of user welcoming into a familyhealth unit in São Carlos, São Paulo. Interface - Comunic., Saúde, Educ., v.12, n.27,p.749-62, out./dez. 2008.
Acta paul. enferm. vol.26 no.4 São Paulo 2013R Rosane Meire Munhak da SilvaI; Cláudia Silveira VieraII;