ROTAVIRUS 1
Definição
O rotavirus é um vírus da família Reoviridae considerado um dos mais importantes agentes causadores de gastroenterites e óbitos em crianças menores de cinco anos, em todo o mundo. A maioria das crianças se infecta nos primeiros anos de vida. Já em adultos é mais rara, tendo sido relatados surtos em espaços fechados, como escolas, ambientes de trabalho e hospitais.
Existem sete sorotipos diferentes de Rotavirus, mas somente três deles infectam o homem e causam gastroenterite aguda. Essa variedade de sorotipos explica por que a pessoa pode ser infectada mais de uma vez, embora seja possível desenvolver certo grau de proteção cruzada que torna mais leve a infecção por um tipo diferente de Rotavirus.
Etiologia
Os rotavirus pertencem à família Reoviridae, gênero Rotavirus. São classificados em grupos, subgrupos e sorotipos de acordo com sua composição antigênica. As partículas completas possuem três camadas proteicas concêntricas e cada segmento genômico (ou gene) regula a síntese de uma proteína viral especifica. Até o momento temos sete grupos antigênicos: A, B, C, D, E, F e G que causam infecção no homem, em outros mamíferos e aves. A proteína VP6 determina o subgrupo (I, II, I + II, não I e não II) e os sorotipos são determinados com base em duas proteínas situadas no capsídeo viral externo, VP7 (glicoproteína) e VP4 (sensível à protease). A classificação dos rotavírus em sorotipos (ou genótipos) tem um caráter binário, configurando suas particularidades inerentes às proteínas VP7 e VP4. São reconhecidos 15 diferentes sorotipos (genótipos) G e, pelo menos 10 infectam o homem, com importância epidemiológica os tipos G1,G2,G3,G4 e G9 e a diversidade de VP4 se expressa por 20 diferentes genótipos P.
Epidemiologia
Não parece marcante a sazonalidade da ocorrência de diarreia aguda causada por rotavírus. No Brasil, estudos indicam que a ocorrência desta doença esta entre as