Rotavírus
TECNOLOGIA EM GASTRONOMIA
NA1
ROTAVIRUS
São Paulo 2011
ROTAVIRUS
Trabalho apresentado no curso de Tecnologia em Gastronomia, Faculdade Anhembi Morumbi, Curso de Microbiologia e Higiene Alimentar.
Orientação: Professora Dra. Andyara Lena
Data da Apresentação: 19 de outubro de 2011
Resultado: ___________________________
Examinadora
Professora Dra. Andyara Lena
OBJETIVOS
O objetivo principal deste trabalho é mostrar a importância do rotavírus como fonte causadora de gastroenterites, bem como as maneiras possíveis para evitá-lo e a profilaxia adequada em casos de contaminação.
SUMÁRIO
INTRODUCAO 5 SOBRE O ROTAVIRUS 6 Sintomas 7 Contaminação 7 Vacina 8 EPIDEMIOLOGIA 10 ESTUDO DE CASOS 13 Guarujá 2010 13 Rio de Janeiro (empresa) 13 Brasília (Creche) 14 PROFILAXIA 16 CONCLUSAO 16 REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 17
INTRODUCAO
No mundo, as doenças causadoras de diarréia são as mais comuns em crianças e responsáveis por muitas mortes. Estima-se que anualmente, o rotavírus seja responsável por 600.000 a 870.000 óbitos e cerca de 25 milhões de consultas médicas.
O grande número de casos gera um forte impacto nas populações devido aos danos a saúde, afetando o desenvolvimento infantil, bem como à sociedade, pelos custos gerados pela demanda por serviços médicos, atendimento ambulatorial, pronto atendimento, hospitalizações (custos diretos) e as perdas de dias de trabalhos, de escola, gastos com medicamentos, transportes, etc. (custos indiretos).
Salienta-se também, a importância da contaminação por rotavírus, mesmo em países com melhores condições sanitárias onde os vírus são a principal causa de doenças diarréicas, diferentemente dos países com más condições sanitárias, onde as bactérias normalmente tem maior participação.
SOBRE O ROTAVIRUS
“O rotavírus pertence a família Reoviradae. A partícula viral completa é composta por triplo capsídeo protéico contendo o genoma de RNA