Rotavirus
Curso de Enfermagem - Diurno
ROTAVÍRUS
Os rotavírus são transmitidos através de via fecal-oral, por água contaminada, alimentos não lavados corretamente e de pessoa a pessoa. Os sintomas variam de caos leves até casos graves causando desidratação, em outros casos são assintomáticos. Porém os sintomas mais comuns são: diarreia aguda (geralmente aquosa), vômitos, febre e mal-estar, coriza e tosse.
A vacina é administrada no 2º mês de vida e a segunda dose no 4º mês de vida, via de administração é oral (VO) devendo ser duas gotas. A vacina deve ser mantida sob refrigeração constante entre + 2ºC e + 8ºC, após o frasco onde a vacina é mantida ser aberto deve ser utilizado até no máximo 8 horas, desprezando o restante mesmo sem utilizar as demais doses.
POLIOMIELITE
Poliomielite é causada pelo poliovírus (sorotipos 1, 2, 3) é uma doença infecto contagiosa e pode levar à paralisia. Pode infectar em todas as idades, mas principalmente crianças. É transmitida pelo contato com fezes infectadas (mãos sujas, banheiros não higienizados ou alimentos mal lavados) ou por secreções de pessoas infectadas.
Em alguns dos casos a infecção pode ser assintomática, quando se manifestam os sintomas podem ser em crianças pequenas dores de cabeça, na garganta, febre, mal estar e vômito, e em crianças mais velhas e adultos também pode causar rigidez no corpo (principalmente nuca), dores musculares, espasmos e diarreia, além de poder levar a paralisia.
A vacina contra poliomielite (VIP) é constituída por vírus inativos que previnem o organismo de futuros invasores. Ela deve ser realizada no segundo e no quarto mês de vida, sendo administrada por via IM (intra-muscular) no vasto lateral da coxa e ventro glúteo, em crianças maiores no músculo deltoide. A agulha utilizada deve ser de calibre 13 X 4,5, a dosagem de 0,5 ml. A conservação deve ser permanentemente sob refrigeração de +2°C e +8°C, podendo utilizar as doses somente até 6 horas