Relatorio sobre magma
O Magma do grego Magma, pasta, é o nome dado a rocha fundida debaixo da superfície da Terra que, quando expelida por um vulcão, dá origem à lava. Ocupa espaços definidos e individualizados, que se denominam câmaras magmáticas, entre 15 e 150 km de profundidade.
O magma é o material de origem de todas as rochas ígneas, sejam elas intrusivas ou extrusivas. Permanece sob altíssimas pressões, podendo atingir as fendas vulcânicas. Quando isto acontece ocorre, o magma escorre na forma de lava fluente e fluxos piro plásticos. Os produtos de uma erupção vulcânica geralmente contém gases dissolvidos que podem, inclusive, ser desconhecidos da ciência até o momento.
● CONSTITUIÇÃO DO MAGMA
O Magma é constituído de soluções complexas que ocorrem no interior da crosta terrestre sob alta pressão e em temperatura elevada. Ele contém diversas substâncias geralmente pouco voláteis e com elevados pontos de fusão na maioria das vezes. Predominam os silicatos, seguido dos óxidos, e compostos voláteis, sendo a água o mais importante entre estes. Estas substâncias consolidam-se pelo resfriamento, dando origem as rochas magmáticas. O magma contém ainda gases de diversas naturezas e substâncias voláteis que escapam sob a forma de vapores, não sendo por isso incorporados as rochas em seu processo de resfriamento e formação.
As percentagens dos compostos pouco voláteis variam dentro dos limites bastante estreitos e não ilimitadamente como muitas vezes se supõe. Entre os componentes mais abundantes, está a sílica (SiO2), encontrada nas quantidades entre 29,7 e 79,2 por cento das rochas ígneas, e também a alumina (Al2O3), que pode ser encontrada entre 2,9 e 24,8 por cento das rochas ígneas, onde também são encontrados o óxido de cálcio (CaO), o óxido de magnésio (MgO), os óxidos de ferro II e III (FeO e Fe2O3), o óxido de sódio (Na2O) e o óxido de potássio (K2O) em menores concentrações.
Os elementos voláteis do magma são constituídos predominantemente de água no seu estado