Que processos interveem na formação de minerais
Introdução………………………………………………………..................3
Minerais………………………………………………………….……………4
Classificação física dos minerais…………………………………………..4
Classificação química dos minerais………………………………………..5
Minerais magmáticos…………………………...………...………………….6
Minerais metamórficos……………………………………………………….7 Material…………………………….…………………………..………………8
Método ……………………………….……………………………..…………8
Resultados………………………………….………………………….………9
Conclusão…………………………………………………………………..…10
Bibliografia……………..………………………………………………...……11
Introdução
Numa das aulas laboratoriais realizou-se uma experiência para saber quais os processos que intervêm na formação de minerais, sendo exposto neste relatório uma pequena introdução sobre o que são os minerais e algumas das suas características, o procedimento utilizado no trabalho laboratorial aqui relatado e as respectivas conclusões retiradas a partir dos resultados obtidos.
Minerais
Os minerais são os constituintes básicos das rochas. Para uma substância ser classificada como um verdadeiro mineral tem que ser sólida e cristalina e, deve ser uma ocorrência natural.
Os minerais não são apenas classificados com base na sua composição química, mas também na estrutura cristalina dos materiais que a compõem. Portanto, materiais com a mesma composição química podem constituir minerais totalmente diferentes.
Classificação física dos minerais:
Cor
Na sua maioria os minerais apresentam-se coloridos, sendo esta característica muito importante para se classificar os minerais. A diversidade da cor nalguns casos deve-se à mistura de pequenas quantidades de certos elementos químicos (por exemplo, o quartzo); noutros casos deve-se a variações na composição química, em que alguns elementos são substituídos por outros diferentes. Como a cor dos materiais pode ser alterada, esta característica não é muito fiável na identificação de minerais.
Brilho
O brilho consiste no efeito produzido pela intensidade da luz reflectida numa superfície de fractura