geologia
1.3. Curvas de nível: Linhas de interseção da superfície topográfica com um plano horizontal imaginário ou linhas que unem os pontos do terreno que possuem a mesma altitude (cota ou elevação).
1.4. Depósito controlado de Estéril: Local onde se deposita estéril com conceitos técnicos adequados para se evitar rompimentos e danos ambientais.
1.5. Direção da camada: Ângulo que fazer a linha horizontal de uma camada e a direção do norte verdadeiro.
1.6. Efluente: O termo efluente refere se a águas fluviais ou de esgotos que são despejadas nas águas costeiras. Os esgotos podem ser domésticos ou industriais (química, mineração, etc.) e podem levar à poluição ambiental como acontece em várias regiões.
1.7. Geologia Aplicada: Usa conceitos e métodos geológicos para pesquisa de problemas específicos como: prospecção e mineração - geologia econômica, água - hidrogeologia, petróleo - geologia do petróleo, verificação das condições geológicas para obras de engenharia.
1.8. Geologia de Petróleo: Ramo da Geologia relacionado com a origem, migração e acumulação de petróleo e gás natural, bem como a pesquisa, exploração e explotação das suas jazidas (Oliveira, 1997, p. 153)
1.9. Geologia Econômica: Estudo e análise dos corpos geológicos e dos materiais que podem ser utilizados lucrativamente pelo homem, incluindo combustíveis, metais, minerais, não-metálicos e água,+ aplicação do conhecimento geológico e da teoria para pesquisa e compreensão dos depósitos.
1.10. Gradiente: É a medida do aclive ou declive de uma camada geológica. É a relação entre a vertical e a horizontal do triângulo formado (expresso em porcentagem).
1.11. Mergulho da camada: É o maior ângulo de inclinação da camada geológica ou de minério com o plano horizontal. O mergulho é perpendicular à direção da camada.
1.12. Mineral: Massa sólida de origem natural inorgânica cuja composição química é bem definida e que apresenta forma de