Geólogo
Curso Técnico de Mineração
TOMO I
PESQUISA MINERAL
Prof: Luciano Pena
Capítulo I
Definições de termos técnicos
1. GLOSSÁRIO
1.1. Atitude: Atitude de uma superfície geológica planar (estratificação, foliação metamórfica, falha..) é a definição da disposição espacial desta superfície com relação ao plano horizontal e à linha meridiana N S verdadeira, usando-se dois parâmetros: a direção e o mergulho da camada. A direção (strike) de uma camada é dada pelo ângulo entre a linha N S e a linha da interseção do plano da camada com o plano horizontal. O mergulho (dip) da camada é o angulo entre a camada e um plano horizontal, devendo ser indicado o quadrante para o qual mergulha a camada. Se a camada é horizontal não se tem direção e o mergulho é zero graus e se for vertical o mergulho é de 90 graus sem quadrante de mergulho.
1.2. Barragem de rejeito: Local onde deposita o rejeito observando conceitos técnicos adequados para se evitar rompimentos e danos ambientais.
1.3. Curvas de nível: Linhas de interseção da superfície topográfica com um plano horizontal imaginário ou linhas que unem os pontos do terreno que possuem a mesma altitude (cota ou elevação).
1.4. Depósito controlado de Estéril: Local onde se deposita estéril com conceitos técnicos adequados para se evitar rompimentos e danos ambientais.
1.5. Direção da camada: Ângulo que fazer a linha horizontal de uma camada e a direção do norte verdadeiro.
1.6. Efluente: O termo efluente refere se a águas fluviais ou de esgotos que são despejadas nas águas costeiras. Os esgotos podem ser domésticos ou industriais (química, mineração, etc.) e podem levar à poluição ambiental como acontece em várias regiões.
1.7. Geologia Aplicada: Usa conceitos e métodos geológicos para pesquisa de problemas específicos como: prospecção e mineração - geologia econômica, água - hidrogeologia, petróleo - geologia do petróleo, verificação das condições geológicas para obras de