Tales, anaximandro e anaxímenes de mileto (filósofos pré - socráticos)
Tales de Mileto, Anaximandro de Mileto e Anaxímenes de Mileto. Três pensadores pré socráticos no qual tem em comum a filosofia. Vida e obra de tais serão apontados neste trabalho. Logo depois uma breve conclusão sobre cada um deles.
Tales de Mileto
Vida: Nasceu em Mileto, atual Turquia, por volta de 624 ou 625 a.C. e faleceu aproximadamente em 556 ou 558 a.C.. Tales é apontado como um dos sete sábios da Grécia Antiga. Além disso, foi o fundador da Escola Jônica. Ele Considerava a água como sendo a origem de todas as coisas. Se Tales aparece como o iniciador da filosofia, é porque seu esforço em buscar o princípio único da explicação do mundo não só constituiu o ideal da filosofia como também forneceu impulso para o próprio desenvolvimento dela. Tales é em geral considerado o primeiro filósofo do Ocidente e o pai da ciência. Ele e os pensadores que o seguiram foram os primeiros a procurar explicações naturalistas para os fenômenos, em vez de apelar para os mitos e ações de deuses antropomórficos. Foi um político empenhado na luta contra os persas, além de astrônomo e um observador do céu tão atento a ponto de se distrair e cair num buraco de rua. Ele foi capaz de prever um eclipse do Sol ocorrido em 585 a.C.
Obras e trabalhos: Segundo Tales, o princípio de tudo está na água. A resposta pode parecer insatisfatória, mas a sua importância está no fato de que pela primeira vez na história do pensamento, busca-se uma solução racional, não mais fantasiosa, para a questão da origem de tudo. Ele parte do princípio de que tudo o que está vivo depende de água.
Anaximandro de Mileto
Vida: Nasceu em 610 a. C., em Mileto, onde também teria morrido, em 547 a. C. Filósofo e astrônomo grego, Sabe-se que era discípulo de Tales. São-lhe atribuídas a descoberta da obliqüidade da eclíptica, a introdução do quadrante solar e a invenção de mapas geográficos. Anaximandro pertenceu à Escola de Mileto, fundada por Tales (640 a. C. - 545 a. C.), responsável por