rotavirus
GÚBIOS SOARES CAMPOS, SILVIA INÊS SARDI, ALINE SANTOS SAMPAIO, VIVIANE BRANDÃO BANDEIRA DE MELLO.
Os rotavírus são os principais agentes virais causador de diarreias aguda infantil. Eles são responsáveis por quase 125 mil casos de diarreia por ano, representando 20% a 40% das hospitalizações por diarreia em crianças menores de cinco anos (RAMACHANDRAN, 1998).
O ROTAVÍRUS produz uma gastroenterite aguda transmitida através da via fecal-oral, pois o vírus instala nos enterócitos maduros do intestino delgado. Há lesão direta da borda em escova, causando diarreia aguda secretória, com má absorção de nutrientes, perda de fluidos e eletrólitos, que muito frequente leva à desintratação.Pode apresentar vômitos, e febre, e distensão abdominal e sintomas respiratórios associados(TEIXEIRA ET AL., 1998).Muitos estudos indicam que aproximadamente 70% das infecções sintomáticas por rotavírus ocorrem entre 6 e os 24 meses de idade(veronese,1996)
No Brasil, os primeiros casos ocorreram em Belém do Pará, em 1976, desde então, já foram diagnosticados em todo território nacional
Foram analisadas fezes de crianças de 0 a 4 anos de idade que estiveram hospitalizadas com diarreia no período de outubro de 1998 a dezembro de 1999, em Salvador. As amostras foram analisadas de ELISA e SDS-PAGE.Das 217 amostras testadas, 76(35%) foram positivo para rotavírus, 127 (58,5%) foram negativas.
Deste estudo, podemos concluir que o rotavírus é um agente etiológico de importância nas diarréias em crianças hospitalizadas na região de Salvador, demonstradas a sua frequência e a presença de eletroferotipos diferentes. Este achado deve ser tomado em consideração nos diagnósticos clínico-laboratoriais ante a apresentação de quadros clínicos de diarréias infantis.
Referências
RAMACHANDRAN, M. Detection and characterization of novels rotavirus strains in the United States. Journal of