SÍNTESE DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
SÍNTESE DE TEXTOS PARA FINS DE AVALIAÇÃO E OBTENÇÃO DE NOTA AVALIATIVA PARA A DISCIPLINA DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO, MINISTRADA PELO PROF. DSC. WENDERSON PINTO FARIAS.
ALUNOS:
ISRAEL RÊGO NANTES DOS SANTOS – MAT. 14354918
MANAUS – 2014
Ao verificar através dos capítulos e observações prescritas dos autores, foi possível determinar que o processo de comunicação linguística é definido como uma interação entre os interlocutores, onde há um começo, um meio e um fim, predeterminado através de um canal, ou seja que fala e para quem fala, tal conceito citado por Koch e Travaglia, 1997.
A comunicação faz parte da vida de todos, seja ela verbal ou não verbal, se tornando fundamental no nosso dia-a-dia, os resultados que tanto buscamos muitas vezes não acontecem por falhas na comunicação.
Muitos de nós, esquecemos de fazer uma pergunta simples e fácil de compreender. Quando uma pessoa não entende na primeira vez, não significa que ela não teve interesse ou não estava prestando atenção, o que falamos e a forma como nos expressamos, é o que define se seremos compreendidos ou não, ou seja, se irá facilitar ou dificultar o entendimento da pessoa a qual estamos tentando transmitir a mensagem.
Neste parâmetro aparece como destaque o termo discurso, que dá o sentido entre os interlocutores, os autores apresentam suas ideias de que o discurso para um bom entendimento deverá ser dito de forma coesa e coerente, afim de que a outra parte possa decodifica-la e assim assimilar através de seu entendimento, isso em geral se dá pela compreensão da língua ou idioma ao qual a mensagem foi transmitida.
Assim, surge como personagens do discurso o Locutor e o Alocutário, onde estes se comunicam em geral através de linguagens próprias e de entendimento comum entre os mesmos, pois o discurso ocorre dentro dos padrões sociais onde os mesmo convivem, podendo ser determinada pelo emprego das funções de comunicação. Os