Dificuldades de um técnico em segurança do trabalho
O presente trabalho tem como objetivo abordar a dificuldade que um técnico em segurança do trabalho com a conscientização em relação ao seu trabalho, abordando elementos como a ausência de treinamentos, o uso incorreto de EPIs, ou melhor, o uso de ferramentas as quais ajudam e conscientizem o trabalhador sobre os riscos que podem vir a ocorrer, entretanto não é tão fácil quanto parece, pois o trabalho com pessoas se torna mais complexo ao tentar uma mudança em seus hábitos, tornando assim o procedimento gradual e ao mesmo tempo custoso.
Palavras-chave: Dificuldades, conscientização, segurança do trabalho.
INTRODUÇÃO
Este TCC abordara temas como a conscientização do empregado e do empregador em virtude as normas de segurança e sua própria prevenção.
Ao conscientizar pessoas, as convidamos a uma reflexão referente a seu modo de agir, abordamos mudanças, as apresentamos formas de proceder corretamente quanto à metodologia de segurança, buscando incentivá-las e motivá-las a fazerem corretamente os procedimentos de segurança. Considerando que esse processo educativo sucede de modo gradativo e não momentâneo apesar de sua suma importância na prevenção de acidentes e de doenças recorrentes ao trabalho. Debater sobre prevenção torna-se um artifício dificultoso pois pessoas têm pensamentos contraditórios, para alguns prevenção é considerado importante já outros não a levam tão a serio quanto deveriam tornando assim nossa realidade inditosa e dificultando cada vez mais o trabalho de um técnico de segurança do trabalho.
Com o transcorrer do tempo as estatísticas de imprevistos diminuem, mas mesmo assim ainda são relatados acidentes e doenças ocasionados pelas imprudências no trabalho. Na maioria das vezes o servidor não sabe os riscos e quais medidas preventivas são relacionadas ao seu trabalho, tornando assim importante a conscientização não apenas do empregado, mas também do empregador, para que ele próprio saiba instruir os seus funcionários. O