Resenha - cap. "Técnicas visuais, estrategias de comunicação" e "A síntese do estilo visual" do livro Síntese da linguagem visual
“Técnicas visuais, estratégias de comunicação”
O conteúdo e a forma são os componentes básicos, irredutíveis, de todos os meios (música, a poesia, a prosa, a dança). Na comunicação visual, o conteúdo nunca está dissociado da forma. Muda sutilmente de um meio a outro e de um formato a outro, adaptando-se às circunstâncias de cada um, desde o design de um pôster até uma foto, com suas típicas observações realistas dos dados ambientais ou pinturas abstratas.
Os símbolos e a informação representacional giram em torno do conteúdo como transmissores característicos de informação.
A mensagem e o método de expressá-la dependem grandemente da compreensão e da capacidade de usar as técnicas visuais, os instrumentos da composição visual.
A inteligência não atua sozinha nas abstrações verbais. Pensar, entender, e tantas outras qualidades da inteligência estão associadas à compreensão visual, sendo transmitida diretamente.
É a etapa do design em que o artista manipula o elemento visual pertinente com técnicas apropriadas ao conteúdo e a mensagem, ao longo de uma série de livres tentativas. A inspiração súbita e irracional não é uma força aceitável no design, a composição visual parte dos elementos básicos: ponto, linha, forma, direção, textura, dimensão, escala e movimento.
Ver é um fato natural do organismo humanos; a percepção é um processo de capacitação. A prática do design tem um pouco a ver com as duas coisas.
As técnicas visuais oferecem ao design uma grande variedade de meios para a expressão visual do conteúdo, não devem ser pensadas em termos de opções mutuamente excludentes para a construção ou a análise de tudo aquilo que vemos.
Equilíbrio: é o elemento mais importante das técnicas visuais
Instabilidade: é a ausência de equilíbrio e uma formulação visual extremamente inquietante e provocadora.
Simetria: é o equilíbrio axial, formulação visual resolvida em que cada unidade situada de um lado de uma linha central é rigorosamente repetida de