Síntese dos textos: Os usos dos meios de comunicação e comunicação de massa
INSTITUTO DE ARTES E COMUNICAÇÃO SOCIAL - IACS DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DE MÍDIA
CAMILA ÁVILA
LAÍS YANE
MARIA DE NAZARÉ OLIVEIRA
SELENE FERREIRA
HISTÓRIA DOS SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO
PROFº ANTONIO JUNIOR
RIO DE JANEIRO,
2013
SUMÁRIO
1. SÍNTESE DO ITEM 2 “OS USOS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO” ............................................................................................................... 03
2. SÍNTESE DO ITEM 3 “ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DA COMUNICAÇÃO DE MASSA”............................................................. 04
3. ESQUEMA CONCEITUAL DAS DUAS SÍNTESES ............................. 07
3.1 NATUREZA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO....................... 07
3.2 USO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO .................................. 08
SÍNTESE DO ITEM 2 “OS USOS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO”
A produção, a transmissão e a recepção de formas simbólicas, são processos através dos quais a comunicação se constitui como atividade social. Tais processos dependem de um elemento denominado meio técnico para que as informações sejam formuladas e difundidas. Os atributos que caracterizam um meio técnico quanto à sua estrutura, determinarão seu grau de fixação e de reprodução, que dizem respeito, respectivamente à preservação e capacidade de multiplicação das formas simbólicas nele produzidas.
A maneira como uma mensagem é produzida, armazenada e conservada, configura uma relação dessa informação com o tempo e com a necessidade de registro, podendo ter servido de recurso para a detenção do poder em antigas sociedades.
Já os recursos utilizados para transmitir um conteúdo simbólico, passam uma ideia de espaço, de alcance. A importância do grau de reprodução é historicamente comprovada, já que desde o final da Idade Média textos de grande relevância para a sociedade eram reproduzidos na Europa.
O divisor de águas, porém, foi o período da invenção da