03
Barthes e Louis Althusser, passando pela abordagem culturalista de Edgar Morin. O canadense Marshall McLuhan e os estudos latinoamericanos também são contemplados. Texto:
A escola linguística, nomenclatura atribuída ao Estruturalismo, se desenvolveu na década de 1960, na França. O objetivo destes pensadores era analisar a comunicação a partir dos estudos de Ferdinand Saussure. Roland
Barthes destacase como um dos seus principais teóricos. A partir de
Mitologias, o semiólogo classificou a mídia (publicidade, imprensa e rádio) como mitos criados pela comunicação de massa. A abordagem estruturalista estava centrada em examinar qual expressão ideológica era disseminada nas mensagens midiáticas. A análise estava focada no texto produzido e em sua fonte emissora. Segundo
Barthes, as construções linguísticas tornavam tais manifestações com caráter mais naturalizado. Outro autor que desenvolveu uma análise a partir da concepção marxista dos meios de comunicação foi Louis Althusser. O teórico foi o autor do conceito de aparelhos ideológicos do Estado.
Na perspectiva difundida por Karl Marx e Friedrich Engels, o
Estado era caracterizado como um aparelho com postura repressiva, utilizado pela classe dominante para cumprir os seus objetivos. O francês adicionou a esta formulação teórica, a lógica de que as instituições especializadas, entre elas os meios de comunicação, tinham uma lógica de ação distinta do Estado. As instituições agem principalmente por meio da ideologia; a atuação pela repressão é uma perspectiva secundária, conforme pode ser observado na imagem abaixo.