ANALISE DO FILME "A META" SISTEMAS DE PRODUCAO
O gerente da indústria de montagens ÚniCo, Alex Rogo, está com problemas na fábrica, pois os pedidos estão atrasados, e o pedido de um dos principais clientes, Burn Sayd, está atrasado há mais de 3 semanas. Bill Peach, vice-presidente da fábrica, fica sabendo do atrasado e faz uma visita a ÚniCo. Bill propõe a Alex que caso ele não apresente um resultado em 3 meses, a fábrica será fechada, resultando numa demissão em massa.
Preocupado tentando acha uma solução, Alex recorre ao professor Jonah. Falando sobre a situação em que a fabrica se encontrava. Comentou com o professor que a empresa teve aumento de 36% de produtividade com os robôs industriais. Jonah questiona se houve redução de custos, estoques e se a fabrica obteve lucro. Alex responde que não, o custo por peça caiu com os robôs, porém houve aumento no custo total porque os estoques estão cheios, acréscimo de custo para manter e não obteve aumento de vendas.
Jonah pergunta qual é a meta da empresa? Aumentar a eficiência e a produtividade, diz Alex. O professor observa que a ÚniCo elevou a produtividade, porém não obteve aumento no lucro da empresa e diz que a principal meta era ganhar dinheiro, concluindo que se não ganhou dinheiro, não ganhou produtividade. Alex conclui que os robôs atrapalham a produção da fábrica, mostra aos gerentes que entendem qual a meta, mas ainda não consegue identificar com resolverão esses problemas.
Alex se encontra de novo com Jonah e encontram os problemas da fábrica: eficácia tecnológica (produção mais rápida e com menor custo), mas os pedidos estão atrasados e excesso de estoque que gera incapacidade de uma produção maior. Jonah observa a eficiência de cada processo e a capacidade da produção das peças até o fim do processo e pergunta onde está o “Gargalo” para poder aumentar a produtividade da fábrica. Porém com estas observações feitas por Jonah, Alex não acha solução para a indústria.
No dia seguinte Alex