Sintaxe literária - grécia antiga
O tema escolhido para os dois trabalhos foi Grécia, por ser muito interessante e de grande influência em outros períodos. Com grande admiração pela produção artística do povo egípcio, os gregos se inspiraram neles por um certo tempo. Porém, logo após criaram uma arquitetura, escultura e pinturas próprias, movidos por concepções muito diferentes das egípcias, que na qual era muito ligada a religiosidade. Do ponto de sua produção artística, são relevantes os seguintes períodos históricos na Grécia antiga.
* Período Arcaico: foi uma das épocas mais brilhantes e profícuas da historia da civilização oriental. Teve início em VII A.C. até V A.C. Houve um substancial aumento da população, em grande parte devido o aumento da atividade agrícola. Com isso os gregos se expandiram por toda a costa do mediterrâneo e do mar negro. O surgimento cultural intenso acompanhou a prosperidade; mais jogos pan-helênicos, estátuas de divindades e templos em pedras para abrigá-las, os vasos de figuras negras e de figuras vermelhas e poesias líricas.
Dama de Auxerre é uma pequena estátua de 65 cm, encontrada no depósito do museu de Auxerre em 1907. É o mais perfeito exemplo do estilo dedálico que caracterizou a escultura grega no século VII. É uma Korai e um dos mais importantes exemplares da estatuária grega arcaica. Datada de 650 a.C-625 a.C, provavelmente é uma representação da deusa Perséfone. Pertence ao acervo do Museu do Louvre, em Paris.
* Período Clássico: entre o século VI e IV A.C. é identificado o período mais glorioso para os gregos, mesmo sendo também um período de guerra. A base da produção artística foi construída neste momento, com a definição de seus pilares estéticos. Depois de enfrentar os persas nos campos de batalha, a arte grega obteve uma conquista importante, a de sua autonomia cultural na região mediterrânea.
O Atirador de Discos é uma escultura por Myron de Eleuteras 455 A. C., o que representa um atleta justo no