parnasianismo
2º ANO C DO ENSINO MEDIO
PARNASIANISMO
PAULISTA/PE
NOV/2013
PARNASIANISMO
ALUNOS: ALISSON, CESAR, ELIZANA, FABIO,
MARCONDES, PAULO, STHEFFANNY.
TRABALHO SOLICITADO PELA PROFESSORA DEYSE MACIEL, NA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA NO REQUISITO DE NOTA DA 4º UNIDADE.
PAULISTA/PE
NOV/2013
INTRODUÇÃO
O Parnasianismo foi contemporâneo do Realismo e do Naturalismo, entre o século XIX e o início do século XX. Brasil e França foram os dois únicos países em que se floresceu com toda força.
Na França, o movimento surgiu em 1866, com a publicação da revista Le PARNAISECONTEMPORAIN, que congregava poetas que defendiam uma poesia antirromântica, descritiva, científica e formalista. Entre esses poetas, destacaram-se ThéophileGautier e Leconte de Lisle.
O nome Parnasianismo retoma a denominação de um monte da Grécia antiga (Monte Parnaso), onde lendariamente os poetas se isolavam do mundo para uma maior integração com os deuses através de sua poesia.
Os poetas consideravam a poesia a mais alta expressão literária da humanidade - razão pela qual o Parnasianismo ficou sendo um estilo principalmente poético, mas não tendo grandes manifestações no terreno da prosa.
CONTEXTO HISTÓRICO
Os aspectos históricos dos quais podemos destacar: a consolidação do poder burguês, o incremento das discussões em torno de conceitos como o Liberalismo, a Democracia e a justiça social; o desenvolvimento das ciências naturais; as lutas imperiais. Na passagem do século XIX para XX, o Brasil conheceu um razoável desenvolvimento cultural. A fundação da Academia Brasileira de Letras em 1897 aponta para um aspecto fundamental desse