Marketing 3.0
Há 60 anos, havia escassez de produtos, portanto não era necessário existir o Marketing como conhecemos. Era a era do Ford T cujo foco era no produto.
Com a Revolução Industrial surgiu a necessidade de estudos de mercado para combater a concorrência. Com isso, o consumidor ganhou mais atenção das empresas que passaram a se esforçar para compreender mellhor seus desejos, pois a concorrência se tornava cada vez mais acirrada.
A internet e as mídias sociais criaram um ambiente no qual as pessoas podem se comunicar com um alcance mundial e uma rapidez nunca vista anteriormente.
A facilidade em comparar preços, serviços e produtos tornaram os consumidores mais poderosos do que nunca. As empresas necessitam rever seus valores e a sua forma de planejar e fazer o marketing, caso contrário suas marcas perderão muito valor perante seus consumidores. Com temas com responsabilidade social e sustentabilidade em ascensão, os consumidores passaram a exigir das empresas uma postura ética e com valores alinhados às necessidades da sociedade.
As empresas devem tomar decisões com foco em tornar o mundo melhor. É a era do Marketing 3.0!
Matriz de Marketing baseada em Valores
A matriz abaixo ilustra com clareza os diferentes focos de cada etapa do Marketing:
Redes Sociais, Cocriação e Inteligência das Multidões
Philip Kotler comenta em seu livro da importância da Cocriação e da Inteligências das Multidões (Crowd Sourcing) como fatores transformadores de como os consumidores irão se relacionar com as marcas no futuro. Ele afirma que existem 3 grandes forças que potencializam o Marketing 3.0:
- Era da participação
- Globalização
- Sociedade criativa
10 credos do marketing 3.0
No resumo do livro, Philip Kotler faz uma lista de 10 credos do Marketing 3.0 e os relaciona com os Objetivos do Milênio.
1. Ame seus clientes e respeite seus concorrentes.
2. Seja sensível à mudança e esteja pronto para se transformar.
3. Proteja seu nome, deixe