Sintaxe do artigo Conceituação lógica de públicos e relações públicas
Para uma maior compreensão e reflexão da teoria, o autor do artigo conduziu o texto até a página seis com uma introdução histórica da relação dos públicos. Desse modo, projetou os conceitos da pesquisa.
Pressupostos de um novo critério para definir o conceito de público
Ainda há uma incoerência quando referido o que é público, para empresas, instituições. A idéia de publico é indefinida. Há uma procura constante de uma definição coerente.
Passos para identificação de públicos
Em uma pesquisa feita por grandes organizações de São Paulo, permitiu encontrar um principio conceitual lógico da relação entre o público e empresa. Para isso, foram listadas as seguintes tarefas:
1. Identificar e listar todos os públicos de interesse da organização.
2. Determinar o tipo de relação existente entre organização/públicos.
3. Definir qual é o objetivo do relacionamento empresarial com esses públicos a partir da natureza da relação.
4. Determinar quais são as expectativas da organização nessa relação.
5. Indicar com precisão qual é o nível de envolvimento da organização com os públicos; esse envolvimento pode existir em nível elevado ou não existir.
6. Explicitar o nível de participação desses públicos na organização e a duração dessa relação; em outras palavras, especificar o grau de interação e de interdependência entre as partes: total, parcial, permanente, sazonal, ocasional.
7. Explicar qual o nível de importância (prioridade) desses públicos.
8. Fechar a cadeia da relação determinando – o que é fundamental – quais são as expectativas dos públicos escolhidos diante da organização, que não pode ignorar o que os públicos pensam sobre ela.
9. Definir, tendo por fundamento os dados acima, quais são os públicos prioritários para a organização, ou seja, os essenciais para o desenvolvimento e a manutenção de seus negócios. É bom lembrar que não existe nomenclatura uniforme em uso nas