Sinopse Brasil República
1.República da Espada (1889-1894) 1.1conceitos gerais
A República da Espada, assim denominada, faz parte do período da República velha, que vem de 1889 até 1930. Durante aquele período, o Brasil foi governado por um regime de governo ditatorial pelos militares, tendo, respectivamente, os marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto como o primeiro e segundo presidente do Brasil cujo o nome de início do país se chamava Estados Unidos do Brasil por sua grande admiração pelo “irmão” do norte; posteriormente, o nome muda para o que se conhece nos dias de hoje: República Federativa do Brasil.
1.2 Governo do Marechal Deodoro da Fonseca
O Marechal Deodoro da Fonseca, após ter invadido a cidade do Rio de Janeiro com as suas tropas e ter proclamado a república, tornou-se o primeiro presidente do Brasil. Em 1891, é criada a primeira constituição republicana brasileira, que além de outras propostas, se destacam: a divisão em 3 poderes (executivo, legislativo e judiciário), extingue o Conselho do Estado, sufrágio universal masculino com exceção aos analfabetos, índios e religiosos, voto aberto e Estado laico.
1.2.1 Política do Encilhamento
Encilhamento foi como ficou conhecida a política econômica do governo de Deodoro da Fonseca, que tinha a proposta de trazer industrialização para o país. Esse programa econômico foi necessário também pois o país atravessava um momento de graves desajustes econômicos. A carência de dinheiro circulando no mercado era um dos principais problemas enfrentados, já que também o fato do aumento dos trabalhadores assalariados após o fim da escravidão era evidente.
Coube a Rui Barbosa a missão de tentar acabar com essa crise, através da emissão de papel moeda, investimento na bolsa de valores, dentre outros. Malgrado que não alcançou as metas que pretendiam a chegar, causando especulação financeira, inflação, falência de empresas e desvalorização da moeda.
1.2.2 1° Revolta da Armada e renúncia de Deodoro
O então