Sindrome
Volume 1 número 4
Sertãozinho – Abril de 2010
ISSN: 1984 - 8625
LITERATURA AFRO-BRASILEIRA: UMA
aqui e ali, conforme diálogo de autores, obras, temas e invenções literárias. É um movimento, um devir, no sentido de que se forma e se transforma.
Aos poucos, por dentro e por fora da literatura brasileira, surge a literatura negra, como um todo com perfil próprio, um sistema significativo. (Octavio Ianni)
IDENTIDADE EM QUESTÃO
Stefani Silva1
RESUMO
Tendo em vista as novas tendências poéticas que contradizem os discursos da homogeneidade literária, homogeneidade esta traduzida em tudo que se refere ao universo masculino, branco e ocidental, o presente trabalho demonstra que num processo de construção e reconstrução, a literatura afro-brasileira revela nova identidade literária de modo que o negro saindo da condição de semovente, escravo, alienado passa a ser sujeito de sua própria escritura. Palavras-chave:
Literatura;
Literatura afro-brasileira.
Identidade;
A
social
contemporaneidade
de
tem
nossa
apontado
constantes mudanças de posicionamentos relacionados às
discussões
sobre
nacionalidade, raça, gênero entre outros aspectos os
quais
colaboram
para
a
construção de discursos que abrangem não somente a até então hegemonia masculina,
ABSTRACT
branca
In view of the trends that contradict the poetic discourse of literary homogeneity, uniformity is translated into everything about the male universe, white and Western, this work demonstrates that a process of construction and reconstruction, africanBrazilian literature reveals new literary identity so that the black out of the condition of livestock, slave, becomes alienated subject of his own writing.
Keywords: Literature, brazilian literature.
paisagem
Identity,
African-
e
ocidental,
mas
também
a
perspectiva daqueles que sempre estiveram à margem das