Sindrome do Pânico
Transtorno de ansiedade
Introdução
A ansiedade é um estado emocional que faz parte da vida cotidiana, porém quando a ansiedade passa a afetar negativamente o dia-a-dia é um problema. Quando alguém não consegue mais seguir sua rotina, seja no trabalho, na escola ou na vida social, pode estar sofrendo de um transtorno de ansiedade. A síndrome do pânico faz parte destes transtornos, e sobre ela apresentaremos dados científicos bem como uma análise crítica e pessoal.
“Muitas pessoas podem ter síndrome do pânico e não sabem por não reconhecerem os sintomas”
Dra. Ana Luíza L. Simões Camargo, psiquiatra.
O que é uma síndrome?
A palavra síndrome é derivada do grego (syndromé = reunião, concurso), que na medicina traduz-se por estado enfermo, caracterizando-se por um aglomerado de sintomas e sinais clínicos, podendo resultar de mais de uma causa. Em outras palavras, a síndrome não é uma doença, mas sim uma condição médica.
Até o momento, ainda não se entende a razão escondida por trás das síndromes. Por este motivo, elas são consideradas um tipo de mistério da medicina. Em contraste, a razão ou causa por trás de uma doença pode ser elucidada facilmente.
Um fator complicador é que certas doenças podem desencadear uma síndrome particular, sendo assim, é necessário uma minuciosa investigação sobre a causa do problema. Embora as síndromes não indiquem a presença de algumas doenças, como as mentais, essas por sua vez podem manifestar-se na forma de algumas síndromes (sintomas).
Já que a razão por trás de grande parte das síndromes não pode ser elucidada, esta condição é abordada de uma forma definitiva, por meio do uso temporário de remédios que auxiliem no controle da sintomatologia, além do conhecimento empírico do aparecimento destes sintomas.
SINTOMAS CARACTERÍSTICOS
Em abril de 2007, o Hospital Israelita Albert Einstein publicou uma nota sobre a doença em seu site oficial.
De