congo e jongo
Introdução ...................................................................................................... 03
História do Congo ........................................................................................... 04
História do Congo em Rio Claro ..................................................................... 09
Jongos utilizados nas apresentações da banda de congo de Rio Claro ...................................................... 11
Projetos realizados para resgatar a
Banda de Congo de Rio Claro ............................................................ 12
Bibliografia ..................................................................................................... 15
INTRODUÇÃO
O congo é uma manifestação folclórica descendente dos cantos e rituais dos índios e negros que, entretanto, foi se perdendo com aculturação de seus costumes. As bandas de congo possuem um grupo musical de estrutura simplificada, com dançadores e um dirigente (mestre), possui coreografia própria, sem texto dramático, e os observadores podem ser incluídos da dança. O congo é a banda em si e o jongo são as músicas cantadas.
Com o passar do tempo o congo vem ocupando, lugar de destaque nos veículos de mídia, e nas discussões entre os artistas e intelectuais. No entanto, são poucas as informações sobre a origem e formação desses conjuntos musicais, que já foram chamados de bandas de índios, bandas de congos, e atualmente bandas de congo.
O congo ou a banda de congo é um conjunto musical típico do estado do Espírito Santo. As bandas de congo normalmente se apresentam em festas de santos, principalmente em homenagem a São Pedro, São Sebastião e São Benedito, notadamente nas puxadas de mastro e em outras ocasiões festivas.
O grupo é constituído por um número indeterminado e variável de homens e mulheres que tocam, cantam e dançam em homenagem ao santo da igreja da localidade. Os componentes se