Danças Folclóricas
As danças folclóricas são caracterizadas por um conjunto de danças sociais, peculiares de cada estado brasileiro e originárias de antigos rituais mágicos e religiosos. Por isso, as danças folclóricas possuem diversas funções como, por exemplo, comemoração de datas religiosas, homenagens, agradecimentos, saudações às forças espirituais. As danças sempre foram um importante componente cultural da humanidade. O folclore brasileiro é rico em danças que representam as tradições e a cultura de uma determinada região. Estão ligadas aos aspectos religiosos, festas, lendas, fatos históricos, acontecimentos do cotidiano e brincadeiras. As danças folclóricas brasileiras caracterizam-se pelas músicas animadas (com letras simples e populares) e figurinos e cenários representativos. Estas danças são realizadas, geralmente, em espaços públicos: praças, ruas e largos.
No Brasil, o folclore brasileiro possui muitas danças que representam as tradições e as culturas de determinada região. Assim, as danças folclóricas surgiram da fusão das culturas europeia, indígena e africana, no qual são celebradas em festas populares caracterizadas pelas músicas, figurinos e cenários representativos.
Danças Folclóricas do Brasil
Estas são as principais danças folclóricas brasileiras:
Bumba meu Boi
Esta dança folclórica, conhecida em outras regiões brasileiras como o Boi-bumbá, é típica do norte e do nordeste. O Bumba meu Boi possui uma origem diversificada, pois apresenta traços das culturas: espanhola, portuguesa, africana e indígena. Além disso, vale ressaltar que o Bumba meu Boi é uma dança no qual a representação teatral é fator marcante visto que a historia da vida e da morte do boi é declamada enquanto os personagens realizam suas danças.
Samba de Roda
O Samba de Roda surgiu no estado da Bahia no século XIX e representa uma dança associada à capoeira e ao culto dos orixás. Surgiu como forma de preservação da cultura dos escravos africanos. O Samba de roda é