Danças folclóricas
CARACTERISTICAS
São padrões, costumes, maneiras e atividades espontâneas e naturais da vida e experiências significativas de um povo perpetuadas de geração em geração, da mesma maneira resguardando assim, sua tradicionalidade.
Danças Populares
São danças naturais que resguardam tradicionalismo e determinados costumes de um povo.
Elas resguardam uma evolução natural e espontâneas do conjunto de atividades diárias, o desenvolvimento de experiências dos povos perpetuadas da geração a geração.
Danças Nacionais
São as tradicionais de determinado país que tornaram-se mais populares, mais praticadas e tem efetivamente diferenças e suas origens, usos, costumes e idiomas.
Danças Regionais
São as mais praticadas e dançadas em uma região de um país.
SAMBA-RIO DE JANEIRO
FREVO-NORDESTE
Danças Características
As danças características ou típicas são as criadas para indivíduos em especial ou grupo de indivíduos que incluem adição de passos, musicas, coreografia já existentes. Expressam sua identidade cultural atrás da dança.
Danças Folclóricas
Brasileiras
Caracterizam-se pelas músicas animadas com letras simples e animadas e figurinos representativos. São realizadas, geralmente, em espaços públicos: praças, ruas e largos.
Referindo-se as danças folclóricas, Lourenço Filho afirmou: “... apresentam incomparável valor visto que conjugam os mais diversos aspectos da vida afetiva.
Associam a música e o gesto, a cor e o ritmo, o sentido lúdico e utilitário, a graça e os atributos da resistência física”, e completa: “contribuem para o apuro das relações interpessoais, o desenvolvimento do espirito comunitário, a compreensão de diferentes papeis na vida social. Por seus efeitos criadores e catárticos, podem e devem ser utilizados como instrumento de socialização”.
John Locke escreveu: “... desde que nada me parece dar as crianças tanta confiança e comportamento adequados como dança, elevando-as a conversação dos mais velhos,