Danças folclórica
Disciplina: Artes
Professora: Josélia
Curso: 9º ano “F”
Danças Folclóricas
Joaquim Nabuco, Agosto 2014
Jean Macário de Moura
Rivalda Maria Nunes da Silva
Samuel Veloso da Silva
Danças Folclóricas
Joaquim Nabuco, Agosto 2014
Considerações Iniciais
A Dança folclórica trata-se de uma forma tradicional de dança recreativa do povo. Muitas das danças folclóricas tem origens anônimas e foram passadas de geração para geração durante um longo período de tempo. As danças sempre foram um importante componente cultural da humanidade e evoluíram de várias maneiras a partir de antigos rituais mágicos e religioso. O folclore brasileiro é rico em danças que representam as tradições e a cultura de uma determinada região. Estão ligadas aos aspectos religiosos, festas, lendas, fatos históricos, acontecimentos do cotidiano e brincadeiras.
Danças Folclóricas As danças folclóricas brasileiras caracterizam-se pelas músicas animadas, figurinos e cenários representativos. Estas danças são realizadas, geralmente, em espaços públicos, como praças, ruas e largos. Existe grande número delas no Brasil. Dentro delas podemos destacar:
Candomblé Cerimônia religiosa de origem Bantu, na qual são evocados os Orixás através de batidas de atabaque. A ordem de chamada dos deuses varia em cada terreiro, mas sempre se inicia por Exu - o mensageiro dos deuses - e termina com Oxalá - o Senhor do Céu. Cada divindade recebe, no mínimo, três cânticos com danças que representam suas histórias e mitos.
Maculelê
Dança pertencente ao folclore da Bahia representa uma luta em que os homens, providos de um bastão ou facão, fazem com que estes se cruzem com uma batida que obedece ao ritmo marcado pelo acompanhamento musical.
Capoeira
Um dos principais elementos da cultura negra no Brasil, a capoeira é dançada ao som do berimbau ou de