O PODER E A DISCÍPLINA PARA MICHEL FOUCAULT
GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
Ana Paula Pimentel Lara Dias - R.A.: 0050070630
Claudinéia de Almeida – R.A.: 0050069497
O PODER E A DISCÍPLINA PARA MICHEL FOUCAULT
Sorocaba/SP
2013
GRUPO EDUCACIONAL UNIESP – Faculdade de Sorocaba
GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
Ana Paula Pimentel Lara Dias - R.A.: 0050070630
Claudinéia de Almeida – R.A.: 0050069497
AO PODER E A DISCÍPLINA PARA MICHEL FOUCAULT
Trabalho de aproveitamento de Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico: Seminário de Sociologia da Educação sobre Michel Foucault.
Sorocaba/SP
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 FOUCAULT E O PODER 4
3 A DISCIPLINA PARA FOUCAULT 4
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 5
5 BIBLIOGRAFIA 5
1 INTRODUÇÃO
Michel Foucault, um sociólogo de grande influência, mesmo não tendo publicado nenhuma obra com uma relação direta à Educação, trouxe uma nova forma de compreender a educação e a instituição escolar. Numa forma analítica mais livre – sem métodos e conceitos sólidos e seguros – sua filosofia trás uma compreensão de mundo um tanto complexa e ao mesmo tempo simples de se enxergar.
Suas teorizações devem ser tomadas como uma ferramenta de grande uso para o melhoramento no que diz respeito à escola. Como Veiga Neto explica: ‘‘não se deve procurar no pensamento foucaultiano um suposto grande remédio... Foucault não é um salvacionista... ’’. Na verdade o próprio Foucault não queria ser um guia ou um guru para a Educação, mas que, suas contribuições fossem tomadas como ferramentas para as práticas educacionais.
2 FOUCAULT E O PODER
Marx apresentava um conceito tradicional de poder. Neste caso, ele era representado por uma pirâmide onde a classe dominante estava no topo e a classe dominada na base. Logo essa visão tem seu conceito colado somente ao nível econômico. Já Foucault, passa a desenvolver uma nova forma de