Folclore do Espirito Santo
Espírito Santo
FOLCLORE
Principais manifestações folclóricas do Espírito Santo
Alardo Foto: Secult
O Atlas do Folclore Capixaba, que pode ser visualizado no endereço eletrônico http://folclorecapixaba.org.br/, foi elaborado a partir da iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e Sebrae-ES. Tem por objetivo, com base em minuciosa coleta de dados, disponibilizar para o público em geral informações sobre as expressões folclóricas do Espírito Santo.
Foram mais de 300 entrevistas com mestres da cultura popular em 56 municípios. Estão aqui reunidas informações acerca de saberes, expressões, danças, folguedos, artesanatos, festas populares e tradicionais. A pesquisa registrou a ocorrência de, aproximadamente, 280 grupos folclóricos.
Como bem salientaram os autores, a diversidade das expressões culturais é maior que a diversidade das populações, tendo em vista a recriação e a mixagem de hábitos e costumes a partir dos contatos entre povos de origens distintas que ajudaram a colonizar as terras capixabas.
O Espírito Santo tem uma identidade cultural peculiar, caracterizada pela diversidade. Sua gente é um encontro de índios, negros, portugueses e imigrantes italianos, alemães, pomeranos, austríacos, espanhóis, holandeses, suíços, poloneses, libaneses, entre outros. Sua cultura popular é a soma do encontro das variadas expressões desses povos, adicionadas às manifestações surgidas ou reinventadas a partir das interfaces aqui estabelecidas.
ALARDO
Bate-Flechas Foto: Secult Alardo
Com o nome de Bate-flechas ou dança das flechas, a expressão folclórica, de intenção religiosa, louva São Sebastião e São João Batista.
O grupo, formado por homens e mulheres, sem número determinado, se apresenta em terreiro, e pode ser integrado também pelos assistentes. Em geral, a roupa é a comum, mas há os que se vestem como índios, com saias de palmito, penachos coloridos, colares