Educação de Adultos no Contexto de Desenvolvimento Comunitário
Curso: Educação Social – (Pós Laboral)
Unidade Curricular: Educação de adultos I
A Escola de
Summerhill
Docente: Joaquim Arco
Discentes: Carla Monteiro nrº 45848
Joselene Andrés nrº 45607
Marisa Teixeira nrº 45986
Nélia Costa nrº 45936
“A teoria sem a prática vira 'verbalismo', assim como a prática sem teoria, vira ativismo. No entanto, quando se une a prática com a teoria tem-se a práxis, a ação criadora e modificadora da realidade.” (Freire, 1979)
Pág.2
Resumo
Com base na revisão teórica efetuada, pretendeu-se estudar modelos centrados nas potencialidades humanas, na aprendizagem participativa, na autoavaliação e na autocrítica, com o objetivo de reconhecer o papel dos mesmos ao longo da evolução da educação e a sua relevância na construção do indivíduo como um todo.
Começaremos por caraterizar Summerhill, uma escola de natureza singular, de forma a entender como é que os seus alunos gerem o trabalho, o saber e a responsabilidade. Seguidamente, aborda-se a influência desta escola democrática no humanismo. Depois, investigaremos o desenvolvimento do Movimento de Educação
Nova, já que este é também reflexo dos ideais liberais. Apresenta-se, ainda, a pedagogia libertadora de Freire, porque foi um instrumento fundamental no processo de conscientização e libertação dos oprimidos. Por último, a evolução da Educação de
Adultos como forma de evitar a discriminação social e permitir a reintegração social e profissional. Para finalizar, destaca-se o papel do Educador Social como ator preventivo junto de crianças, adolescentes, grupos de risco, idosos e toda a população em geral. Na Reflexão Final, cruzaremos estes pontos comuns nos modelos pedagógicos para retirar as respetivas conclusões.
Palavras-Chave: Summerhill, Humanismo, Educação Nova, Paulo Freire e Educação de
Adultos.
Pág.3
Índice
Introdução