Resumo "Identidade e processo historico do DC "
A organização da população comunitária para que esta desenvolva determinadas ações é ponto central para tal reconhecimento e valorização. Na saude publica, o dr Charles Edward A. Winslow, em 1920, considera que os esforços organizados da comunidade são peça fundamental. Para ele a saude publica assim se define:
“ É a ciencia e a arte de prevenir a doença, prolongar a vida e promover a saude e a eficiencia fisica e mental através dos esforços organizados da comunidade”
Os esforços da comunidade são requisito fundamental para que os bloqueios que impedem as condiçoes necessarias nde saude sejam enfrentados.
A educação dos adultos é processo considerado necessario ao desenvolvimento social.
Desenvolvimento de comunidade é ação comunitaria e nesta ação encibntra sua origem como processo que tem por base o enfretamento dos interesses e preocupações da população comunitaria. O reconhecimento ofiacil do DC, se faz valorizando a instrumentalidade possivel de ser detectada nas ações comunitarias – a mobilização da população; a organização em torno de determinada motivação; o desenvolvimento coletivo de determinadas ações são elementos possiveis de ser detectados como instrumentalidade metodologica da ação comunitaria. No entanto ao destacar a instrumentalidade da dinamica dos interesses e preocupações que lhe dão sentido, ela passa a ser um conjunto de artificios usados para conseguir objetivos alheios ao interesses da comunidade. Esfacela-se assim o verdadeiro sentido da ação comunitaria.
1. DC no contexto internacional
O governo da Inglaterra é o primeiro a se interessar pelo DC:
“ A expressaõ desenvolvimento da comunidade foi utilizada pela primeira vez pelo