Sincronização de Crianças e Adultos
Unidade Curricular: Controlo e Aprendizagem Motora
Condição Física e Saúde no Desporto – Turma 3
Docentes: Marco Branco
Discentes: Daniela Alfredo, Jéssica Silva, Joana Pernas, Sara Branco, Vanessa Gonçalves
ÍNDICE
INTRODUÇÃO
Este trabalho foi realizado no âmbito da unidade curricular de Controlo de Aprendizagem Motora, disciplina do 2º ano, 1º semestre.
O tema deste estudo enquadra-se no âmbito da Sincronização e Coordenação entre dois grupos.
No nosso trabalho iremos proceder à filmagem de um grupo de crianças e adultos, e tentar determinar através de uma análise desse mesmo vídeo, se eles ficam, ao fim de um certo tempo, em sincronia uns com os outros.
Este trabalho, tem como pertinência o desenvolvimento de novos tipos de aulas, em que o trabalho é feito em grupo, caso se verifique esta sincronização. Se se comprovar que de facto ficam coordenadas, isto trará imensas vantagens e facilidades na aprendizagem de coreografias, passos de dança e todo o tipo de exercícios de aeróbica.
Quando a frequência de circulação é aumentada gradualmente, a estabilidade de ambos os modos de coordenação (fase e anti-fase) diminui. É verificado que apenas a coordenação em fase permanece estável. (Ulzen,N. et al, 2008) Schmidt ainda afirma que existem dois tipos de coordenação, a coordenação ''em-fase'' (onde ambos os indivíduos se encontram a fazer o mesmo movimento para o mesmo lado e ao mesmo tempo) e'''anti-fase” (onde os indivíduos se encontram ao mesmo tempo em lados opostos um ao outro).
Coordenação
Segundo Oliver, 2008 a coordenação pode ser um comportamento emergente espontaneamente provocado pela troca de informações. Esta pode também ser intencional quando é controlada através do contacto físico, ou então não intencional, quando acorre durante a interacção visual, e esta pode ser entendida como um processo auto-organizado dos ritmos biológicos de cada indivíduo.