informatica
- A relação entre desenvolvimento e aprendizagem na criança envolve três categorias fundamentais:
1ª categoria: independência do processo de desenvolvimento e do processo de aprendizagem
2ª categoria: a aprendizagem é desenvolvimento; tese oposta a anterior
3ª categoria: tenta conciliar os extremos dos dois pontos de vista fazendo com que coexistam
- Piaget considera que o desenvolvimento do pensamento da criança é completamente independente do processo de aprendizagem.
- Para Vigotski o curso do desenvolvimento e da maturação precede sempre o da aprendizagem. Estas funções representam um pressuposto e não um resultado da aprendizagem.
-O desenvolvimento deve atingir uma determinada etapa com a consequente maturação de determinadas funções, antes da escola fazer a criança adquirir determinados conhecimentos e hábitos. O processo educativo pode apenas limitar-se a seguir a formação mental.
-Para James, a educação pode ser definida como a organização de hábitos de comportamento e de inclinações para ação. O indivíduo é simplesmente um conjunto vivo de hábitos. Considera as leis do desenvolvimento como leis naturais.
- A 2ª categoria considera que existe um desenvolvimento paralelo dos dois processos; cada etapa da aprendizagem corresponde uma etapa do desenvolvimento. O princípio fundamental é a simultaneidade, a sincronização entre os dois processos.
- A teoria de Koffka a maturação depende diretamente do desenvolvimento do sistema nervoso, e a aprendizagem é em si mesma o processo de desenvolvimento.
- Nas publicações de Koffka sugerem que o processo de maturação prepara e possibilita um determinado processo de aprendizagem, enquanto o processo de aprendizagem estimula, o processo de maturação e fá-lo até certo grau.
- Para psicólogos e pedagogos é que cada aquisição particular, cada forma especifica de desenvolvimento, aumenta direta e uniformemente as capacidades