Natação - aprendizagem
A maturação é o estado o estágio de prontidão neurofisiológica que os indivíduos apresentam em realizar determinadas tarefas, independente ou não do meio ambiente. Mussen, 1972.
A maturação desempenha parte importante no desenvolvimento das habilidades motoras. O desenvolvimento físico da criança segue dois princípios de progressão tanto no crescimento quanto ao desenvolvimento motor.
• O primeiro deles é o princípio céfalo-caudal, estabelecendo que o desenvolvimento prossiga da cabeça, tronco e no período da puberdade desenvolvem-se os membros. A cabeça do embrião com dois meses já é metade do corpo inteiro e a cabeça do recém-nascido é de ¼ da extensão e do peso do corpo. A criança aos seis anos alcança 95 % de massa cerebral de um adulto.
• O segundo princípio de progressão da criança é o desenvolvimento cognitivo, que também prossegue ao longo de linhas ordenadas. Segundo Piaget, o ordenamento cognitivo vai dos estágios sensório-motor, pré-operacional, operacional concreto, e níveis formais de pensamento.
5. ADAPTAÇÃO DOS ESTUDIOSOS DA PRENDIZAGEM ÀS ATIVIDADES AQUÁTICAS
5.1 TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO SEGUNDO PIAGET
• 5.1.2 - Senso-Motor – (0 aos 2 anos) – A criança durante esta fase adquire habilidade e adaptações do tipo comportamental. Durante esta fase a criança ainda não desenvolveu habilidade como raciocínio, coordenação mais fina. A criança aprende mais facilmente quando é estimulada através de histórias, fantasias e brincadeiras.
1º mês
Características: utilizam-se mais os reflexos, qualquer ruído ou luz chama sua atenção.
Água: primeiros banhos são importantes para a adaptação ao meio líquido.
1º ao 4º mês
Características: adaptações adquiridas.
Água: Começa a sentir prazer pela água e as diferenças na temperatura.
4º ao 8º mês
Características: adaptações intencionais – manipulação do meio externo (chora quando está com fome ou quando quer colo).
Água: Adaptação ao meio líquido e reaprender a fechar a glote.