fase de movimentos fundamentais
As habilidades motoras fundamentais da primeira infância são consequência da fase de movimentos rudimentares do período neonatal. Esta fase do desenvolvimento no qual as crianças pequenas estão ativamente envolvidas na exploração e na experimentação das capacidades motoras de seus corpos. É um período para descobrir movimentos estabilizadores, locomotores e manipulativos, primeiro isoladamente e depois de modo combinado. As crianças que estão desenvolvendo padrões fundamentais de movimento estão aprendendo a reagir com controle motor e competência motora a vários estímulos, obtendo aumento no controle para desempenhar movimentos discretos, em série e contínuos, como ficam evidenciados por sua habilidade em aceitar alterações nas exigências das tarefas. Os padrões de movimentos fundamentais são padrões básicos de comportamento observáveis. Atividades locomotoras, como correr e saltar, manipulativas, como arremessar e apanhar um objeto e estabilizadores, como andar com firmeza e equilibrar-se em um pé só, são alguns exemplos dos movimentos fundamentais que devem ser desenvolvidos nos primeiros anos da infância.
Essas habilidades da fase de movimentos fundamentais, não são determinadas de acordo com a maturação da criança, mas podem ser influenciadas pela tarefa e por fatores ambientais, ou seja, embora a maturação desempenhe papel básico no desenvolvimento de padrões de movimentos fundamentais, não deve ser considerada como a única influência. As condições do ambiente, como oportunidades para a prática, encorajamento, instruções e o cenário do ambiente em si, tem importante influencia no grau máximo de desenvolvimento que os padrões de movimentos fundamentais atingem.
Gallahue divide os movimentos fundamentais em três estágios sequenciáveis identificáveis: estágio inicial, estágio elementar e estágio maduro.
• Estágio inicial •
Na fase de movimentos fundamentais, o estágio inicial representa as primeiras tentativas da