TERMINOLOGIA E CONCEITOS UTILIZADOS NO DESENVOLVIMENTO MOTOR 1
Quando se fala sobre o ser humano deve ser considerado um ser integral que manifesta várias facetas. Essas facetas representam várias dimensões: a cognitiva, a afetiva, a social, a religiosa, a física, a motora, entre outras inúmeras. Ao explanar sobre a parte motora, relacionada ao movimento humano é de fundamental relevância abordar sobre as terminologias e conceitos usados para explicar o desenvolvimento motor, parte integrante de qualquer modalidade esportiva ou exercício físico. Para tanto, utilizaremos a abordagem proposta por David Gallahue em seu livro Compreendendo o Desenvolvimento Motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. Gallahue (2005, p.15-20) destrincha alguns conceitos que são definidos abaixo:
Maturação: Alterações qualitativas que capacitam o indivíduo a progredir para níveis mais altos de funcionamento. Quando considerada na perspectiva biológica é basicamente inata, ou seja, é geneticamente determinada e resistente a influências externas e ambientais. A maturação é caracterizada por uma ordem fixa de progressão, na qual o ritmo pode variar, mas a sequência do surgimento não varia.
Aprendizado: É um processo interno que produz alterações consistentes no comportamento individual em decorrência da experiência, da educação e do treinamento com processos biológicos. O aprendizado é um fenômeno no qual a experiência é um pré-requisito.
Aprendizado Motor: Corresponde apenas a um aspecto no qual o movimento desempenha parte principal, significando uma alteração relativamente constante no comportamento motor em função da prática ou de experiências passadas.
Comportamento Motor: Engloba alterações no aprendizado e no desenvolvimento, incluindo os processos maturacionais vinculados ao desempenho motor.
Controle Motor: É um aspecto do aprendizado e desenvolvimento que lida com o estudo de tarefas isoladas em condições específicas. A pesquisa nessa área leva em consideração os processos