Direito empresarial
Não acredito que o incremento ao direito do consumidor afete o custo, pois são conseqüências do mercado atual. Nos dias de hoje, onde os consumidores estão mais exigentes e informados, se faz necessária uma melhor assistência. Quanto maior o suporte maior, o número de vendas e maior o lucro. Então os empresários têm se preocupado com a qualidade, e com a satisfação do cliente, inclusive criando regras internas porque o mercado de hoje exige isso.
E concordo plenamente com os colegas em relação aos impostos, principalmente quando comparamos com o mercado internacional, nossos tributos chegam a ser vergonhosos, principalmente se pensarmos onde e como estão sendo “aplicados”.
Levando em consideração o que foi estudado, suas percepções e vivências, quais são as melhores formas de economia fiscal?
Primeiro seria necessária uma reforma tributária e de legislação, pois com um planejamento adequado da cobrança de tributos, e se não fosse o absurdo dos dias de hoje, seria mais aceitável o seu pagamento. Pois é fato que devemos pagar impostos, mas que sejam justos e vejamos onde esse dinheiro está sendo aplicado, o que não ocorre atualmente. Já na questão de legislação, além de uma reforma sobre como são aplicadas, seria necessária uma forma que tornassem as leis mais acessíveis a todas as pessoas, que o entendimento fosse mais claro. Pois o que ocorre é que nossas leis são tão complicadas que se restringem a poucas empresas que se especializam e prestam tal serviço. Com a informação seria mais fácil de entendermos o que estamos pagando, evitando o duplo pagamento ou mesmo a falta de isenção baseados na legislação, buscando corretamente os incentivos fiscais, investimentos em programas sociais entre outros