Simples Nacional
DE CUSTOS
Histórico, origem e evolução:
Era Mercantilista: Uma vez que a produção era artesanal, a Contabilidade era mantida apenas para atender a objetivos estritamente financeiros, quanto a mensuração do custo das mercadorias vendidas para a apuração dos resultados. (CMV = EI + C – EF)
Revolução Industrial: Com o surgimento da indústria de transformação e conseqüentemente do mercado de capitais, a contabilidade passou à necessidade de gerar informações mais úteis ao processo decisório, além de avaliar os estoques e resultados. Neste contexto surge a auditoria como responsável pela normatização do critério de mensuração dos custos de produção, os custos de um produto ou serviço deve contemplar a MP consumida, a MO do pessoal de produção e os CIF´s.
( CPP = MP + MOD + CIF`S )
Histórico, origem e evolução:
Era Contemporânea: O processo de internacionalização e globalização econômica, aliado à revolução tecnológica pela qual passaram e passam os processos produtivos, fez com que a contabilidade de custos se caracterizasse como instrumento de controladoria com o objetivo de fornecer subsídio ao processo de gestão.
Deve a contabilidade de custos fornecer informações que permitam o planejamento, a execução e o controle do processo de gestão, subsidiando o processo de tomada de decisões com a geração de informações úteis.
Objetivos:
1) Avaliação de Estoques e Resultados
2) Controle, Planejamento e Tomada de Decisão;
Fabricar internamente ou comprar de terceiros
Lançar novos produtos
Aceitar uma encomenda especial
Formar preço
Priorizar um produto em detrimento de outro
Cortar um produto, linha etc
Aspectos Conceituais:
Gastos - Gasto é termo genérico que pode representar tanto um custo como uma despesa ou uma perda ou um investimento. Ex.: Gasto com matéria-prima, gasto com comissões sobre vendas, gasto na aquisição de equipamentos.
"Esforço