Simonal
SIMONAL - NINGUÉM SABE O DURO QUE DEI. Calvito Leal, Claudio Manoel, Micael Langer. GLOBO FILMES. BRA. 2008. 86 min. Documentário.
O Documentário retrata um pouco da história de vida de Simonal, que através dos depoimentos de amigos e familiares, imagens e vídeos do cantor, nos traz a memória e o conhecimento sobre o cantor, que teve grande influência na música brasileira da época de 60 e mostrando o poder de influência que os meios de comunicação tem na vida das. Wilson Simonal, era um jovem negro, pobre, filho de uma empregada doméstica, sua mãe o incentivava no exército, no qual ele que virou cabo, e devido a carreira musical largou, para se dedicar a música, e começou a fazer grande sucesso.
De acordo com alguns depoimentos de amigos, Simonal era um homem muito extrovertido e vivia sempre alegre, com seu talento que era uma marca registrada, foi conquistando o público, e chegava até reger a plateia, o modo como ele cantava mexia muito com as pessoas e o modo que ele se envolvia ele era visto como o “regente” do público. Foi um dos pioneiros do pop brasileiro. Ele foi apresentador na Record e era garoto propaganda da Shell na época. Ele era um brilho nos palcos, sempre carismático com o público. Mas depois de um grande destaque, Simonal passa uma época muito difícil em sua vida, durante a repressão e a censura militar. O contador dele foi acusado de roubo e foi demitido, insatisfeito moveu uma ação trabalhista contra o cantor. Simonal pediu para um policial do DOPS, assustar seu contador, mas tudo ocorreu de forma errada, o policial agrediu, e Simonal foi acusado como mandante da agressão, além de ser acusado de colaborador do regime de repressão.
Ele foi processado e perseguido, além de ter a vida destruída. Faliu-se e a classe artística se voltou contra ele, depois de todos as decepções se vê acolhido pelo álcool. A única coisa que ainda o fazia ficar de “pé” era ver o talento dos filhos e mesmo assim ia ao show dos filhos