Simionatto ivete - gramsci
“Esse período é marcado por importantes descobertas histórico políticas, feitas não somente através dos livros, mas também pelo conhecimento da vida da região e do país, (...)”.
(Simionatto, 2011 p31).
Gramsci pode acompanhar a passagem do século XIX para o século XX as grandes movimentações que ocorria no cenário econômico e político da Itália, intensos conflitos sociais marcaram a realidade como consequência a baixa produtividade agrícola, o desemprego, a emigração em massa, sobretudo para a América. Sentia uma injustiça profunda o fato de que, na nação italiana, houvesse uma divisão, de um lado, as regiões avançadas e, de outro, as regiões, ás quais parecia que o progresso era sempre negado. Notava nas regiões meridionais, o modelo pelo qual eram governados os camponeses, os trabalhadores, estes eram dominados pelas castas dirigentes, egoístas, reacionárias, ligadas uma organização feudal.
“(...) A visão social de Marx, o ideal de solidariedade humana e o socialismo ainda se apresentavam, para ele, apenas por meio da propaganda em jornais e revistas (...). Havia lido pouco a respeito de Marx, mas, sem dúvida, o grande