Karl marx, karel kosik e gramsci
Marx e os economistas clássicos esclarecem como se deve conduzir um pesquisador no desenvolvimento de seus estudos utilizando, respectivamente, o método dialético materialista e o método usual. Através do Método dialético, Marx esclarece os caminhos pelo qual desenvolveu os seus estudos, sobre o Capital, ou seja, o método de sua pesquisa em o Método da Economia Política.
O método usual, no qual se baseiam os economistas políticos, parte de uma concepção panorâmica ou geral do objeto a ser analisado, ou seja, parte do real e concreto, o que parece ser lógico, porém, Marx ao analisar esse ponto de partida o revelou caótico, hhparcial, superficial e não revela suas internalidades e características mais precisas e detalhistas, desprovido das múltiplas determinações que o compõem.
O método cientificamente exato, defendido por Marx, analisa o concreto a partir de suas abstrações, o que leva segundo ele, as determinações mais simples, contudo, mais precisas; visto que o concreto apresenta-se coisificado, assim a partir dos desmembramentos do objeto (concreto), este se revelaria, então, em uma totalidade rica de determinações, isto é, a “unidade do diverso”, constituindo o concreto pensado. Para isso Marx utiliza o método dialético, iniciando seus estudos e análises do Capital, categoria complexa, pelas categorias simples que o compõem, tais como: Dinheiro, Trabalho, Religião, sociedade civil, dentre outros.
Utilizando o Método apresentado