Signos da Marca
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES – ICHCA
CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – COS
CLOTILDE PEREZ: A PERSPECTIVA SEMIÓTICA NO TRATAMENTO DAS MARCAS
MACEIÓ, MAIO DE 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES – ICHCA
CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – COS
RELAÇÕES PÚBLICAS, DIURNO
DISCENTES:
AGNES TORRES DE ALMEIDA
LARYSSA SARMENTO BITTENCOURT
Resenha solicitada na disciplina Mix comunicacional e Marca pelo Prof. Dr. Jean Charles Jacques Zozzoli, como forma de obtenção de nota parcial no período 2014.1.
MACEIÓ, MAIO DE 2014
INTRODUÇÃO
O cotidiano das pessoas está permeado pelas relações com as marcas: compramos produtos e utilizamos serviços todos os dias, passamos diante de um outdoor, e vemos publicidades na tevê, internet o contato dos indivíduos com as marcas dá-se através dessa constante interação. Mas a que aspiramos quando nos relacionamos comercialmente com as empresas? Quais são as estratégias utilizadas pelas organizações para que optemos por determinado item ou serviço em detrimento de outro? Clotilde Perez, na obra “Signos da Marca: Expressividade e Sensorialidade” apresenta a abordagem semiótica utilizada pelas empresas no tratamento de suas marcas, para que estas não apenas marquem coisas, mas que sejam o veículo transportador de tudo o que significa aquela organização, desde o que ela produz à sua cultura organizacional.
A análise semiótica da marca mostra-se muito eficaz, por não ater-se somente aos resultados auferidos quando da recepção da marca, como acontece nas pesquisas qualitativas, mas por participar de forma holística do processo, com importância especial na análise da emissão da mensagem que será direcionada aos públicos-alvo das empresas.
As organizações são sistemas complexos inseridos num mercado altamente competitivo e em renovação constante, como o