SIGNIFICANDO A GESTAO DE PESSOAS
SIGNIFICANDO A GESTAO DE PESSOAS
Refletindo sobre todos os temas discutidos ao longo do presente curso, a eficiência do trabalho não só pedagógico, como das demais esferas do processo socioeducativo, depende a meu ver do fluxo harmônico da gestão de pessoas. É muito importante que a gestão de pessoas seja um conceito que envolva associação de habilidades, métodos, políticas, técnicas e práticas definidas. No universo da Fundação Casa, é imprescindível que os gestores dos Centros lidem com as discussões com o corpo funcional com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano que existe em cada Centro.
Precisamos incentivar o aperfeiçoamento da gestão de pessoas nos Centros através da participação dos funcionários no desenvolvimento das diretrizes, com a função de humanizar o objetivo final do trabalho socioeducativo que é a estimulação do protagonismo do adolescente, bem como a própria valorização profissional.
A gestão de pessoas deve ser feita pelos gestores e diretores dos Centros, porque é uma área que requer capacidade de liderança, portanto; quanto mais os gestores valorizarem e entenderem que devem oferecer o suporte necessário para que os servidores desenvolvam novas aptidões e aperfeiçoem características que já possuem. Se as pessoas dentro da instituição tiverem oportunidade de progressão, elas vão poder dar o melhor delas, originando resultados profícuos.
Considerando que a gestão de pessoas no setor privado, o gestor pode contratar indivíduos que apresentem características vantajosas para a empresa, no setor publico como no caso da Fundação Casa, a lei exige que as contratações sejam feitas mediante concurso público. É por esse motivo que no âmbito do setor público ações de desenvolvimento profissional são cruciais , pois os elementos podem aprender a progredir na carreira, e não aprendem só a cumprir as suas funções atuais de forma mais eficaz.
O desempenho no nosso ambiente de