02
DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA QUÍMICA
QUÍMICA ANALÍTICA I - FARMÁCIA
02. EQUILÍBRIO QUÍMICO
REAÇÕES REVERSÍVEIS
As reações consideradas IRREVERSÍVEIS são aquelas em que os reagentes não podem ser regenerados após a obtenção dos produtos. Segundo a lei da ação das massas, isto só é possível se retirarmos o produto do meio reacional.
Temos como exemplo de reação irreversível:
CuSO4 ⋅ 5H 2 O calor
→CuSO4 + H 2 O ↑
144244
3
123
Azul
Branco
Deixando-o esfriar em presença de ar, o pó lentamente volta à cor azul, devido à transformação inversa, dizemos então que a transformação foi invertida:
CuSO4 + H 2 O
→CuSO4 ⋅ 5 H 2 O
123 {
144244
3
Branco
Umidade
Azul
Por outro lado, se o aquecimento for efetuado em um recipiente hermeticamente fechado, teremos as duas reações se processando simultaneamente; a reação é chamada então de REVERSÍVEL, e escrevemos:
CuSO4 ⋅ 5H 2 O ←
→ CuSO4 + H 2 O
“Reação reversível é aquela que se processa simultaneamente nos dois sentidos”.
EQUILÍBRIO QUÍMICO
É um sistema dinâmico onde ao mesmo tempo e à mesma velocidade ocorrem duas ou mais reações químicas. Isto é, no momento em que os reagentes se combinam formando determinados produtos, as moléculas formadas se reagrupam formando novas moléculas de reagentes de forma que, no ponto designado de equilíbrio, existe o mesmo número de moléculas de produtos sendo formadas à medida que os reagentes são restituídos à forma original.
A LEI DA AÇÃO DAS MASSAS ou LEI DE GULDBERG-WAAGE diz que “a velocidade de uma reação, a temperatura e pressão constante, é proporcional ao produto das concentrações efetivas das substâncias reagentes”. Ou seja, quando a velocidade da reação num sentido é exatamente igual à da reação do sentido inverso, existe uma condição de equilíbrio químico.
Velocidade
R
Condição de equilíbrio
Vel. da reação direta = Vel. da reação inversa
P
Tempo
Teq
A CONSTANTE DE EQUILÍBRIO
Considere a seguinte reação genérica: aA + bB ↔ cC + dD .