02
Módulo: Logística e Gestão
Professor: André Pelarin
Polo: Imperatriz
Atividade: 02.04.15 - Análise das Organizações: Visão estrutural
WALISSON FELIPE CONCEIÇÃO SILVA Nº 229209
O texto deverá ter no mínimo 500 palavras. A estrutura é uma consequência da estratégia e o importante é que ela funcione de maneira eficaz, atingindo os objetivos e cumprindo a missão da organização. As organizações têm sido estruturadas de acordo com as funções exercidas pelos seus respectivos órgãos e do relacionamento hierárquico e funcional entre eles. E não de acordo com sua estratégia adotadas, o que seria mais correto. Toda organização é composta de: Estrutura, Processos e Resultados. Tipos dos modelos de estruturas são os seguintes Estrutura linear, Estrutura linear staff, e Estrutura Funcional etc.
Estrutura Linear: É a estrutura organizacional mais simples e uma das primeiras a ser criada, com base na autoridade linear. Entre o superior e os subalterno existem linhas diretas e únicas de autoridade (que significa o direito organizacional de exigir o cumprimento de ordens e execução de tarefas) e de responsabilidade (que significa o dever ou incumbência de seguir ordens e executar tarefas). E isso ocorre em forma de escala. Vantagens: Autoridade única. Indicado para pequenas empresas. Mais simples e econômicas. Facilita a unidade de mando e disciplina (disciplina rígida). Clara delimitação de responsabilidade e autoridade. Desvantagens: Tendência burocratizaste. Diminui o poder de controle técnico. Comando único e direto, com menor cooperação das pessoas. Comunicação demorada e com distorções. Sobrecarrega a direção e as chefias. Não favorece o espírito de cooperação e equipe. Obs.: Rapidez no processo decisório. Facilidade de Transmissão de ordens. Discutível: Ver caso a caso.
Estrutura Linear Staff: As unidades e posições de linha (que têm autoridade linear) passaram a se concentrar no alcance dos objetivos principais da empresa e a Incumbir