02
Será tão difícil aprender música? Mesmo que seja o aprendizado básico, suficiente para executá-la em algum instrumento popular?
Para muitos, a música é o alimento da alma (perdoem o lugar-comum), concedendo ao homem a proximidade dos deuses. Eu fico com eles. Para outros, hoje não tão poucos, a música é o único e mais prático meio de ganhar o pão, não lhes importando a qualidade como é produzida, contanto que atinja o seu objetivo imediato a par do ganho da fama. Desses, sempre que posso, coloco-me à distância, embora, maioria das vezes, seja impossível a fuga.
Nesses anos de convívio com as boas composições de Tom Jobin, Chico Buarque, Noel Rosa, Cartola, Milton, Luís Gonzaga, Djavan, Ivan Lins, João Bosco, Dominguinhos, Caetano e Gil, entre outros não menos talentosos, eu posso afirmar que não é difícil aprender música, bastando ao iniciante escolher o melhor caminho: o estudo da teoria musical.
Mas o que vem a ser a teoria musical? Todos conhecemos as notas musicais Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si. Mas conhecê-las, simplesmente, não é suficiente para executar uma composição, mesmo que seja um mero acompanhamento ao violão. É preciso aprender como se dá o relacionamento dessas notas entre si, e empregar as regras determinadas na teoria musical.
Pois bem, teoria musical nada mais é do que o conjunto de regras organizando o relacionamento entre as notas musicais tornando-as conviventes harmoniosos produzindo um som agradável. Vamos aprender teoria musical?
Vamos, então, aprender o que fazer com as figuras mágicas.