Significado do TQM e seus modelos de implementação
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E TURISMO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS
DISCIPLINA- GESTÃO DA CADEIA DE SUPEIMENTOS
DOCENTE- PATRICIA SEVERO
DICENTE- EMANUELE DOMINGUES FREITAS
O artigo “ O significado do TQM e modelos de implementação” busca explicar o significado do TQM, este é um conjunto de princípios, sistemas e ferramentas, é uma filosofia de gestão. A filosofia sistematizada pelos Japoneses é constituída por:
Premissas básicas: Valores o que a empresa passa para todos ligados direta ou indiretamente a ela; Qualidade; Novo significado da qualidade- positiva ou negativa; entendimento da melhora contínua em toda amplitude da empresa; Participação de todos.
Cultura da Qualidade: mecanismos mentais entendimento de causa e efeito; lógicas de gestão, tais como atenção centrada nos processos, reconhecimento dos esforços do pessoal, qualidade em toda a cadeia de relacionamento produtivo; mentalidade difusa são atitudes no dia a dia do pessoal em termos de respeito aos colaboradores.
Processos fundamentais: direção por políticas; melhoria do trabalho diário; diagnóstico do presidente; formação intensiva; círculos de controle da qualidade; gestão do produto ou serviço.
Liderança do máximo executivo: o líder é o principal promotor da introdução, manutenção e evolução da qualidade total na empresa; é quem deve definir as políticas e os objetivos de melhoria, bem como fornecer os meios para atingir os objetivos estipulados.
Já segundo o modelo Europeu o conceito do TQM é: ...uma filosofia de negócio sistematizada, orientada para resultados, cuja obtenção baseia-se na busca permanente da satisfação do cliente, com desempenho superior ao da concorrência, no foco nos processos decorrente do constante alinhamento destes às necessidades mutáveis e evolutivas dos clientes e com o envolvimento de todos os colaboradores do empreendimento, tanto internos como externos, sendo que a promoção, evolução e melhoria