WEB AULA 2 produ o
Unidade 2 – Administração da Qualidade Total (TQM – Total Quality Management) – Olá, alunos! Vocês sabiam que a estratégia da produção é considerada um padrão?
– Padrão, professor? Sim, padrão!
– Professor, explique isso em outras palavras.
– Tudo bem! Então, vamos para as explicações.
O fato da estratégia da produção ser considerada um padrão, é a mesma coisa que dizer que esta é, pois, um conjunto de decisões estratégicas. Portanto, a estratégia da produção não é uma única decisão, constituindo-se assim, em várias decisões que compõe a referida estratégia.
– Mas, professor, se estamos tratando de Melhoramento da Produção, por que falar de estratégia da produção?
– É o seguinte, caros alunos. O Melhoramento da Produção é uma decisão estratégica. Desta forma, é uma das decisões que formam a estratégia da produção.
– Ah, professor, agora entendi!
– Professor, se esta Unidade aborda o Melhoramento da Produção, por qual razão o título desta Web aula é sobre Administração da Qualidade Total?
– É que a Administração da Qualidade Total é um dos estágios em que você pode utilizar para fazer o Melhoramento da Produção.
– Ótimo, agora ficou mais fácil.
– E estas letras TQM, professor?
– TQM é a abreviatura de Administração da Qualidade Total, porém em inglês. As iniciais significam: Total Quality Management.
– Ah, entendi!
– É importante você conhecer estes termos correlatos, que parecem estar discorrendo sobre um outro assunto, contudo, na verdade, têm o mesmo significado.
A Administração da Qualidade Total (TQM – Total Quality Management) pode ser vista como Como filosofia de melhoria e como processo organizacional para administrar o esforço de melhoria.
Existem algumas razões para o forte impacto que a TQM exerce nos setores industriais.
Primeiramente, a TQM exerce uma forte atração intuitiva sobre muitas pessoas: a maioria das pessoas deseja ser de alta qualidade.
Em segundo lugar, a Administração da Qualidade Total resulta em fortes aumentos da eficácia