Gestão da produção industrial 2014
Olá alunos, como síntese de nossa disciplina de Gestão da Produção as escolas de administração, cada qual coerente com seu tempo e contexto histórico, contribuíram para o estudo da administração. Algumas dessas escolas resistiram ao tempo e são, ainda, muito utilizadas nas organizações.
A escola que dava ênfase ao estudo das tarefas foi a Escola da Administração
Científica, seu principal autor foi Frederick Winslow Taylor.
Os princípios fundamentais que nortearam essa escola foram:
Eliminar a improvisação e aplicar métodos baseados em procedimentos científicos.
Os trabalhadores deveriam ser selecionados de acordo com as características exigidas.
O trabalhador deveria ser treinado de acordo com o método planejado, isto é, o trabalhador era especializado em determinada tarefa.
As tarefas eram controladas e executadas de acordo com o padrão estudado e no tempo calculado.
O Administrador deveria estar atento às exceções em relação aos parâmetros, como desvios de processo ou tempo de execução acima do desejado e determinar a rescisão dos processos, caso necessário.
Os países desenvolvidos alcançaram o progresso com a eficiência de seus sistemas produtivos, transformando recursos de material, de energia e de horas em produtos tangíveis e intangíveis por meio da organização de pessoas e de processos produtivos e tecnológicos. Com o passar do tempo, várias organizações e tipos de administração foram criados de acordo com as necessidades de cada empresa. A característica da “Administração Autocrática” foi defendida por Douglas McGregor, professor do MIT que viveu entre 1906 e 1964. Ele preconizava que a administração bem-sucedida depende da capacidade para predizer e controlar o comportamento humano. A Teoria Geral de Sistemas (TGS) analisa a natureza dos sistemas e a inter-relação entre eles em diferentes espaços. A TGS explica a interdependência dos indivíduos e dos